top of page
  • Alexandra Mettrau

EU E O MONT SAINT-MICHEL 2: PÔR-DO-SOL!

Desde adolescente, quando vi um documentário* sobre o Mont Saint-Michel, fiquei fascinada e sonhando em um dia conhecê-lo. Depois, vi o filme Ponto de Mutação, que se passa lá e a vontade cresceu. A partir dos meus 26 anos, comecei a estudar Antroposofia e o Arcanjo Micael é uma das principais referências para nós, desde então, além da vontade de visitar este lugar especial por suas características geográficas e históricas, surgiu o interesse em ir até ele para conhecer uma das “moradas” terrenas do Arcanjo.

Este ano apareceu a oportunidade que eu tanto esperei. Eu e duas amigas parceiras de trabalho decidimos esticar a viagem da Conferência Biográfica Mundial para passar uns dias conhecendo lugares sagrados na França. A primeira sugestão da Mônica foi o Mont Saint-Michel. Óbvio que imediatamente eu topei! - Finalmente vou ter a chance de realizar o sonho da vida toda! Preparamos um roteiro muito especial, alugamos um carro, assim que chegamos no aeroporto de Paris, e partimos para uma viagem de quase 2 semanas na Normandia e na Bretanha, voltando por Chartres e Paris, antes de ir para a Finlândia.

Nossa querida Mônica é uma viajante experiente: pesquisou a data da máxima maré e marcamos para estar lá nos dias de maior diferença entre a cheia e a vazante.

Tudo pronto, vamos! GPS regulado, lá fomos nós. Primeiro fomos a Giverny, vimos a super lua nascer sobre o Sena, visitamos os Jardins de Monet e as ruínas do Castelo de Ricardo Coração de Leão. Muito especial, mas não é o nosso tema hoje.

Próxima parada: Mont Saint-Michel!

Chegamos bem tarde, quase noite, a maré já estava começando a vazar, mas era magnífico ver de longe aquela cidade murada sobre um monte, 2 quilômetros à frente, cercada pelo mar. Atravessamos a ponte andando, parando para admirar o pôr-do-sol que, a cada minuto, pintava novas cores no céu refletindo nas águas abaixo de nós.

Finalmente me vejo na entrada do Mont! Que grandiosidade! De longe, olhávamos para a frente e víamos todo o desenho da cidade com sua abadia no cume da montanha, mas aqui, no limiar dos portões, uma sensação de infinito me invade: a areia recém-banhada sob meus pés e a torre e Saint-Michel nas alturas celestiais sobre minha cabeça! Discretas lágrimas rolam de meus olhos. Infinitamente pequena me sinto! Mas também incrivelmente plena e integrada à grandiosidade que me acolhe! Familiaridade e reverência me invadem e sinto a necessidade de silenciar.

Logo em seguida, como uma criança que descobre algo pela primeira vez, comecei a subir a rua, olhando, cheirando, sentindo. Curiosidade e alegria! Mas também fome! Quase 10 horas da noite, tudo fechado, nenhum lugar para acalmar o estômago… Me alimento então, de beleza e devoção.

Assim, sigo subindo, agora pela murada, perseguindo as luzes no céu que me levam a testemunhar um dos mais belos entardeceres de minha vida. Seguramente um dos mais emocionantes! Belenos**, o olho que tudo vê, mergulha no mar levado pela maré baixa ao distante horizonte, após cruzar o céu de leste a oeste, junto com seu cavalo. O deleite refrescante de seu fogo abrasador esparge laranjas pelo azul-violáceo crepuscular que recobre a abóbada celeste como um tapete de boas vindas para Cerridwen***!

Descendo pelo muro, vou seguindo o bailado de verdes e magentas sobre as areias úmidas da maré vazante, que é projetado pelo encontro das primeiras sombras com as últimas luzes ao redor do Monte.

Rejuvenescida e encantada, volto com minhas amigas para nossa pousada.

Amanhã voltaremos para uma visita diurna. Que surpresas me aguardarão?

IMAGENS:

Fotos por Heloísa Oliveira, Monica Motta e Alexandra Mettrau

* - Não me lembro do nome do documentário, mas era uma série que passava na TV a cabo, na qual, a cada episódio, uma celebridade apresentava um local muito especial. Eu vi quase todos, mas o episódio do Mont Sain-Michel me marcou profundamente. Se não me engano, o Robin Williams apresentou o Mont Saint-Michel ou ele era o apresentador da série. Estou procurando na internet, mas não consigo encontrar. Se alguém se lembrar e souber o nome, por favor, coloque aqui nos comentários. Obrigada!

** - Belenus - Deus do Sol, do fogo e da luz na mitologia Celta. Fonte: Canaltech

*** - Cerridwen - Deusa celta associada à Lua e suas fases. Fonte: Canaltech

40 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Não perca os novos textos!

Obrigada por se inscrever!